A Câmara dos Deputados terá, no próximo biênio (2025/2026), a presidência de Hugo Motta (Republicanos-PB), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que está em sua quarta legislatura na Casa. Além da eleição que escolheu o paraibano com 444 votos, realizada neste sábado (1º), foram escolhidos os deputados que comporão a Mesa Diretora, dentre os quais o ex-presidente da FPA, Sérgio Souza (MDB-PR), atual coordenador da Comissão Tributária da bancada, que se tornou o 4º Secretário.
Ainda em dezembro de 2024, Motta esteve na reunião semanal da bancada do agro, quando recebeu, das mãos do presidente da FPA, Pedro Lupion (PP-PR), as pautas prioritárias do setor. Na ocasião, Lupion já reforçava a necessidade de um presidente da Casa baixa alinhado às prioridades do setor. Agora, reiterou a importância de posicionar o protagonismo do Brasil por meio do agro e parabenizou a eleição de Motta.
“Estamos buscando avançar em pautas que protejam o produtor rural, ampliem a segurança jurídica e fortaleçam o Brasil como líder mundial na produção agropecuária. Os temas em discussão abrangem segurança fundiária, política agrícola, questões indígenas e sustentabilidade, para posicionar o Brasil como protagonista no cenário global. Para tanto, confiamos que o deputado Hugo irá dar continuidade à atenção que o setor merece.”
Ao receber o apoio da FPA, Hugo Motta destacou o papel do setor agropecuário na economia brasileira e reafirmou seu compromisso com as demandas recebidas. “Vocês terão um presidente amigo, acessível e comprometido com uma agenda que promova não apenas o crescimento do setor, mas também avanços para o Brasil inteiro”, afirmou à época.
Em seu discurso de vitória, Motta destacou que as convergências que constroem são parte essencial da vida pública e que o Brasil deve unir o povo e o parlamento. Ele afirma que assume a presidência para servir ao Brasil e ajudar no fomento ao emprego, sem ideologia e sem tempo para errar.
“O povo quer mais segurança, quer educação, mais empregos, que um país melhor. Não podemos continuar desperdiçando o presente e sacrificando o nosso futuro. Não podemos penalizar o povo e devemos traçar um caminho único para o Brasil. Não há democracia com caos social, nem estabilidade social com caos econômico. Vamos defender as melhores práticas em busca da paz nos lares brasileiros. Vamos fazer o que é certo pelo bem do Brasil”, disse o presidente da Câmara.
Também integrantes da FPA, o deputado Elmar Nascimento (União-BA) foi eleito 2º vice-presidente e o deputado Lula da Fonte (PP-PE), o 2º secretário.
A nova Mesa Diretora será composta por:
Hugo Motta (Republicanos-PB) – Presidente
Altineu Côrtes (PL-RJ) – 1º Vice-presidente
Elmar Nascimento (União-BA)- 2º Vice-presidente
Carlos Veras (PT-PE) – 1º Secretário
Lula da Fonte (PP-PE) – 2º Secretário
Delegada Katarina (PSD-SE) – 3ª Secretária
Sérgio Souza (MDB-PR) – 4º Secretário
Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) – 1° Suplente
Paulo Foletto (PSB-ES) – 2° Suplente
Vitor Linhalis (PODE-ES) – 3° Suplente
Paulo Barbosa (PSDB-SP) – 4° Suplente