O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) anunciou, nesta quarta-feira (10), seu afastamento dos trabalhos legislativos por um período de 120 dias para tratamento de saúde. A sua cadeira no Senado Federal foi ocupada pelo suplente Ireneu Orth, também filiado ao PP do Rio Grande do Sul.
Produtor rural, empresário e ex-prefeito do município de Tapera (RS), onde nasceu, Ireneu Orth tem 73 anos e é um dos fundadores da Associação dos Produtores de Soja do Rio Grande do Sul (Aprosoja-RS). Assume a responsabilidade com a confiança de Heinze, que destacou a afinidade de valores entre eles. “Estou seguro de que o mandato estará em excelentes mãos”, afirmou o parlamentar. O senador salientou ainda que seu afastamento não será completo, assegurando que acompanhará o trabalho de Orth e estará alinhado para buscar o melhor para o estado.
O parlamentar se uniu à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e traz consigo uma vasta experiência para auxiliar no desenvolvimento do setor.
“Na bancada, buscarei fortalecer ainda mais nossas políticas de apoio aos produtores rurais, focando na sustentabilidade e na inovação tecnológica para que o Rio Grande do Sul e o Brasil continuem sendo referências na produção agrícola mundial. Na infraestrutura, darei continuidade ao trabalho pela melhoria de nossas estradas, pontes, ferrovias, hidrovias e o nosso importante e necessário segundo porto, que será construído no litoral gaúcho, no município de Arroio do Sal,” afirmou Ireneu Orth. Destaca ainda que sua integração à FPA representa não apenas um novo capítulo na carreira política, mas também “uma oportunidade de ajudar a impulsionar as políticas agrícolas e pecuárias que beneficiem todo o país.”
Vice-presidente da bancada na Casa, o senador Zequinha Marinho (Podemos – PA), elogiou o compromisso de Orth com os interesses do setor agropecuário, destacando a importância da FPA na defesa dos direitos e interesses dos agricultores e pecuaristas brasileiros.
“Orth, com toda a sua experiência no setor agrícola e sua recém-chegada ao Senado, vai trazer uma perspectiva valiosa para as discussões e decisões relacionadas à agricultura e à pecuária. Sua integração à FPA é o início de uma nova fase em sua carreira política, que pode nos ajudar ainda mais a trazer desenvolvimento para o setor agropecuário brasileiro,” disse o senador.
Conduzido à Mesa do Senado pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Tereza Cristina (PP-MT) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Ireneu Orth foi empossado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.