A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, foi espaço, nesta quarta-feira (20), para audiência pública que tratou da atuação das mulheres rurais, da produção no campo à política. A senadora Tereza Cristina (PP-MS), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ressaltou a importância da garantia de políticas públicas efetivas para dar segurança social e financeira às produtoras rurais.
A ex-ministra da Agricultura, uma das proponentes da audiência, destacou ainda, que, independentemente de governos, são necessárias políticas de Estado, para que as mulheres, em especial as agricultoras que precisam de assistência técnica, que o país precisa estar presente, com a educação e a capacitação.
“Temos que ter, cada vez mais, a inclusão de mulheres rurais nos seus negócios, trazendo renda e tendo os seus filhos trabalhando na propriedade. Precisamos das novas gerações sendo capacitadas para continuar o trabalho dos pais. O Brasil é agrícola, tem tecnologia, mas precisa dar condições e oportunidades para as mulheres. Porque quando isso é dado, elas têm resultados exitosos”, ressaltou.
Já a senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), afirmou estar muito feliz por ver mulheres sendo protagonistas do setor agropecuário e da própria vida. Segundo ela, as trabalhadoras do campo ocupam um espaço, historicamente, dedicado aos homens e precisam também frequentar os ambientes políticos, pois desses é que saem os resultados.
“Ainda precisamos trabalhar em rede e nos ajudando, para estarmos à frente também, ocupando espaço. Em especial, na política, pois é por ela que passam todas as necessidades e soluções efetivas para o bom andamento do setor agropecuário e do país”, concluiu a senadora, uma das subscritoras do requerimento para a audiência.
As parlamentares enfatizaram que a população rural necessita de mais atenção do Poder Legislativo e disseram que estarão atentas para que as melhorias aconteçam.