O ex-ministro da agricultura, Alysson Paolinelli, faleceu nesta quinta-feira (29), aos 86 anos, deixando um legado incomparável para o setor agrícola brasileiro. Ele estava internado em estado grave no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, após uma série de complicações depois de uma cirurgia no fêmur. A morte foi confirmada pelo hospital.
A trajetória de Paolinelli é marcada por uma busca incansável por soluções modernas e sustentáveis para o avanço do setor agrícola brasileiro. Sua visão e motivação foram essenciais para essa conquista, e ele será sempre lembrado por seu papel na promoção da segurança alimentar e na evolução das condições de vida dos agricultores brasileiros.
Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, em 1936. Engenheiro agrônomo, ele assumiu a Secretaria de Agricultura do estado em 1971, foi ministro da Agricultura durante o governo de Ernesto Geisel (1974/1979). De 1987 a 1991, foi deputado constituinte por Minas Gerais. Também foi presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), de 1987 a 1990.
Ele era considerado uma das principais referências do agro brasileiro é admirado pelo seu trabalho, sendo inclusive citado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em discurso na Assembleia Geral da ONU, no ano passado e foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e 2022 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Usp), em reconhecimento ao seu trabalho para tropicalização da agricultura e pelo progresso da agricultura e pecuária.
Alysson Paolinelli é reconhecido na agropecuária brasileira pela criação de novas tecnologias no campo, que levaram ao aumento da produção agrícola brasileira. Em 2006, ele ganhou o prêmio World Food Prize, conhecido como o Nobel da Alimentação, por ter liderado o processo de implantação da agricultura tropical sustentável no Brasil.
Atualmente, Paolinelli era presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), presidente do Instituto Fórum do Futuro e embaixador da Boa Vontade nos temas de Gênero e Juventude Rural do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Sua partida deixa um vazio no coração daqueles que admiravam sua dedicação à agricultura e aos agricultores brasileiros. Em reconhecimento ao seu papel fundamental na promoção da segurança alimentar e na melhoria das condições de vida dos agricultores brasileiros.
Confira as últimas homenagens dos membros da FPA para Alysson Paolinelli:
Deputado e presidente da FPA Pedro Lupion (PP-PR): “Hoje é um dia muito triste para agropecuária brasileira, para a tecnologia agropecuária do nosso país. Nós perdemos um grande padrinho, um idealizador, uma pessoa que foi responsavél pela modernização do que nos temos hoje como sistema agropecuário no Brasil, nosso ex-ministro, Alysson Paolinelli”.
Deputado Arnaldo Jardim (CIDADANIA-SP): “Um dia triste para o nosso Agro. Faleceu o ex-ministro Alysson Paolinelli. Engenheiro agrônomo e professor universitário, Alysson é apontado como um dos maiores nomes da história da agricultura brasileira e grande defensor da segurança alimentar mundial. É um dos principais responsáveis pela introdução da tecnologia na produção agrícola brasileira”.
Senadora Tereza Cristina (PP-MS): “Perdemos hoje o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, meu amigo e conselheiro de todas as horas. Tenho boas lembranças do seu brilhantismo nos encontros em Brasília, nos últimos anos. Foi ele quem transformou, nos anos 70, a Embrapa na jóia da nossa agropecuária. Seu nome estará para sempre inscrito no panteão dos grandes brasileiros!”
Deputado Tião Medeiros (PP-PR): “Com tristeza e lamento, recebi a notícia do falecimento de Alysson Paolinelli. Os meus sinceros sentimentos à família e amigos. Paolinelli foi um visionário, um homem que abriu caminhos e portas para a agricultura brasileira se tornar o que é hoje, uma referência para o mundo. O seu legado será eterno e faremos o possível para que seus ensinamentos sejam transmitidos às futuras gerações”.
Deputado Alceu Moreira (MDB-RS): “O agro lamenta a partida do ex-ministro Alysson Paolinelli, mas aplaude a sua existência. O que seria de nós se ele não tivesse passado por aqui? O Brasil certamente perde um dos seus melhores filhos. Vai em paz, meu querido amigo. O céu ficará mais verde com sua chegada”.
Deputada Greyce Elias (AVANTE – MG): “Hoje amanheceu mais triste. Com pesar, comunicamos o falecimento de Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura e grande líder da agricultura brasileira. Sua trajetória foi marcada por contribuições notáveis para o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar. Ele liderou a “Revolução Verde” no Brasil como presidente da Embrapa e implementou políticas agrícolas visionárias durante seu mandato como ministro”.
Deputado Evair de Melo (PP-ES): “Hoje perdemos uma grande liderança da agricultura brasileira, uma referência. Um visionário, que foi fundamental para a introdução de tecnologia na produção agrícola. Responsável por estruturar a Embrapa e trouxe a importância da pesquisa para expansão do setor.”
Deputado Sérgio Souza (MDB-PR): “Hoje nos despedimos com tristeza de um grande líder, o ex-ministro Alysson Paolinelli e Presidente Executivo da Abramilho. Sua dedicação ao setor agropecuário foi notável e deixará um legado inesquecível. Paolinelli era um defensor dos interesses dos produtores rurais e um entusiasta da pesquisa agrícola. Nossos sinceros pêsames à família e aos amigos”.
Deputado Zé Silva (SOLIDARIEDADE-MG): “Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do amigo, engenheiro agrônomo, professor e ex-ministro Alysson Paolinelli, referência do agro brasileiro. Com certeza ele marcou a história da agropecuária brasileira, contribuindo de forma inestimável para o desenvolvimento agropecuário do país”.
Deputado Domingos Sávio (PL-MG): “Alysson Paolinelli é uma grande referência que temos como um percursor da agricultura de ponta no Brasil. Graças a ele, nosso país é uma potência agrícola e praticamente autossuficiente em produção. Sua partida nos deixa um grande legado, e o país tem muito a agradecer”.
Deputada Carla Zambeli (PL-SP): “O Brasil perde um grande baluarte do desenvolvimento, o homem que revolucionou a agricultura brasileira que, graças a brasileiros como ele e tantos outros, alimenta hoje um bilhão de cidadãos pelo mundo”.
Deputado Eduardo Bolsonaro (PL-RJ): “Que Deus conforte a família do eterno Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. Este homem honrado foi o maior responsável pela 1ª revolução agrícola no Brasil, quando enviou ao exterior, estudantes e pesquisadores para, após concluírem seus intercâmbios, retornarem ao Brasil para aplicar aqui o que aprenderam”.