A audiência pública foi realizada na tarde desta segunda-feira (08), pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados e debateu a atuação do Sistema Nacional de Fomento (SNF) no financiamento ao agronegócio sustentável.
Dentre os participantes da audiência pública estavam o presidente da Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE), Sergio Suchodolski; o diretor financeiro do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Fernando Vicente Netto; e o superintendente do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio Farias Machado. Durante o encontro foram apresentadas modalidades de crédito rural de diversas entidades financeiras do país.
O encontro foi solicitado pelo deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). O parlamentar lembrou que o financiamento do setor agropecuário é importante para gerar renda ao país. “Esse debate serve para mostrar a importância, mas também para que a gente encontre formas de otimizar a questão das modalidades de financiamento rural,” enfatizou o parlamentar.
Domingos Sávio enfatizou a importância da agricultura sustentável e familiar para o bom andamento do agronegócio brasileiro. Segundo ele, a atividade agro sustentável e o crédito rural estão comprometidos com a visão de uma agricultura e uma pecuária produtivas, sustentáveis e em harmonia com o meio ambiente.
“A agricultura sustentável já é uma obsessão para nós que trabalhamos com o agro e não cansamos de dizer que quem hoje mais se interessa e cuida do meio ambiente é o produtor rural, porque ele sabe muito bem como o meio ambiente deve ser um aliado na produção rural, e nós temos que fornecer políticas que fortaleçam e incentivem essa visão”, reforçou o deputado.
Políticas Ambientais
O parlamentar destacou que o Sistema Nacional de Fomento está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável do país, priorizando programas e linhas de crédito relacionadas à agenda 2030, sendo o maior difusor do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, o Plano ABC, que tem como objetivo a adoção de tecnologias de produção sustentáveis no setor agropecuário.
O deputado Domingos Sávio também sugeriu a criação do Fundo Nacional de Apoio à Agricultura Sustentável. “Nós precisamos de um instrumento, temos eventualmente uma política pontual em estados, mas nós temos que ter um programa nacional, inclusive para mostrar para o mundo que aqui a gente apoia o produtor, inclusive para que ele cuide do meio ambiente.”
Também participou da audiência a presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, deputada Aline Sleutjes (PSL-PR). A presidente da Comissão falou sobre as apresentações feitas durante a audiência. “Diante das palavras dos nossos palestrantes sobre o futuro, vejo que estamos subsidiados e com alicerce muito forte.” Aline Sleutjes ressaltou ainda que toda a questão de financiamento dá um pouco mais de segurança para que o setor agropecuário possa pensar adiante.