O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR), foi eleito presidente da mesa diretora da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Para compor, também assume o deputado Júlio César (PSD-PI), vice-presidente da região Nordeste da FPA, como 2º vice-presidente.
Souza destaca a importância do colegiado como plataforma de debates para assuntos que possam afetar a economia do país. “É uma comissão terminativa e uma das mais importantes da Casa. Aqui teremos a responsabilidade de debater a pauta econômica do Brasil e seremos os olhos para que o governo não venha a encarecer os custos de produção. Entendemos a necessidade de o Brasil dar certo e eu não tenho dúvidas de que esta comissão será palco de debates dos temas mais importantes do país, ” ressaltou o presidente.
Natural de Ivaiporã, no Paraná, o deputado federal Sérgio Souza nasceu em 13 de março de 1971. Formado em Direito pela Universidade Tuiuti (PR), com especialização em Direito Eleitoral, é dedicado à luta contra a corrupção e em favor do Estado Democrático e de Direito. Sua vida pública iniciou em 2010, quando foi eleito para a primeira suplência no Senado Federal. Em 2011 tomou posse e permaneceu até 2014.
Eleito deputado federal em 2014, Sérgio Souza pauta sua atuação parlamentar em defesa dos interesses do Paraná e de questões que envolvem agricultura, infraestrutura, educação, saúde, regularização fundiária, valorização do setor sucroenergético, rediscussão do pacto federativo, apoio aos municípios e melhoria do acesso à Justiça.
O 2º vice-presidente da CFT, deputado Júlio César, destacou que a agropecuária tem sido a responsável pelo crescimento da economia e geração de empregos, portanto merece atenção. “Sou defensor da agricultura. Nesta comissão também trabalharemos projetos relacionados a este setor que é tão importante para o país. ”
Júlio César de Carvalho Lima nasceu em Guadalupe (PI) em 25 de agosto de 1948. Já exerceu as profissões de advogado, professor, funcionário público, agropecuarista e político brasileiro. Hoje, está em seu sexto mandato de deputado federal pelo estado do Piauí. O parlamentar é defensor das causas tributárias e ruralistas. Fiscal das contas públicas, diariamente fiscaliza as receitas e partições do governo federal com os outros entes federados. Júlio César foi também o relator da Lei 13.340, que trata da renegociação das dívidas dos produtores rurais.
A CFT é responsável pelo debate e análise dos projetos de lei pertinentes aos aspectos financeiros e orçamentários públicos de quaisquer proposições que importem aumento ou diminuição da receita ou da despesa pública, quanto a sua compatibilidade ou adequação com o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e o orçamento anual.