Depois das festas carnavalescas, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) retoma seus trabalhos, com todo vigor, a partir desta semana. Na reunião-almoço de amanhã (11), por exemplo, serão colocados atraentes “pratos”, melhor dizendo, atraentes temas bem ao “gosto do freguês” e que despertam o interesse tanto do Poder Legislativo, do Executivo, do setor produtivo rural e da sociedade em geral.
À mesa, sabores bem distintos como o Código Florestal, mais precisamente o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Lei do Motorista, Questão Indígena e Trabalho Escravo, entre outros. O tema ambiental vai compor o “Cardápio” porque notícia publicada na última quinta-feira “Bancada ruralista quer flexibilizar o Código Florestal” não passa de um provocante equívoco. Houve indignação dos parlamentares com essa distorcida matéria.
Sobre tal assunto, a Legislação Ambiental é clara: mesmo que um único imóvel rural possa ter mais de uma matrícula – seja por questões registrais, imobiliárias ou de financiamento – terá um único CAR. Se essa é a resposta correta, qual é a pergunta? A título de esclarecimento, o que a FPA defende é a imediata implantação em todo o Brasil do CAR, que dormita nos escaninhos da Casa Civil. Quem não sabia? Quem se aproveita da ma-fé.