Deputado Carlos Melles comemora resultados do Censo Agropecuário 2017



Para o parlamentar, a pesquisa é uma referência para medir os resultados e desafios da agricultura brasileira

O deputado federal Carlos Melles (DEM/MG), presidente da Frente Parlamentar Mista da Geografia, Estatística e Meio Ambiente (Gema) e da Frente Parlamentar Mista do Café, comemorou os resultados do Censo Agropecuário 2017, divulgados hoje (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O Censo Agro mostra o cenário real do nosso campo, de forma transparente. Por meio desses dados bem coletados, é possível analisar a realidade do setor e formular políticas de desenvolvimento”, destacou Melles.

Segundo o deputado, apesar da queda de 2% no número de estabelecimentos rurais, houve um aumento de 5% na área total cultivada, desde o último Censo, em 2006. Em 11 anos, os hectares ocupados pela agropecuária brasileira passaram de 333,6 milhões ha para 350,2 milhões ha.

Melles também destacou os resultados alcançados na produção de grãos, leite, aves e café no Brasil. Nos últimos 11 anos, foram produzidas 91 milhões de toneladas de milho em grão; 104 milhões de toneladas de soja em grão; 30 bilhões de litros de leite de vaca; 1,45 bilhões de cabeças de aves; 4,7 bilhões de dúzias de ovos; e 47,7 mil toneladas de café torrado, sendo 35,4 mil em grão e 12,3 mil moído. No País, o número de pés de café existentes nos estabelecimentos agropecuários chega a 7,2 bilhões, sendo 2 milhões de toneladas de café arábica produzidas.

O deputado lembrou que, juntamente com o presidente atual e o ex-presidente do IBGE, Roberto Olinto e Paulo Rabelo de Castro, respectivamente, conseguiu garantir, no ano passado, recursos no orçamento da União para a realização do Censo Agro. “Essa é mais uma conquista do setor agropecuário. Como dizia o pesquisador da Embrapa e meu amigo Eliseu Roberto de Andrade Alves: Deixem os números falarem!”, comentou Melles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *