Secretário de Política Agrícola destaca papel da FPA no incremento do Plano Safra 2017/2018



O Plano Safra 2017/2018, a ser anunciado nesta quarta-feira no Palácio do Planalto, deve ter juros menores e mais crédito do que vinha sendo especulado. A antecipação foi feita pelo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, na reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) desta terça-feira (06/06).

O presidente da FPA, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), ficou satisfeito com a notícia, mas acrescentou que espera volume maior de recursos também para o seguro agrícola. “Nós chegamos na última negociação a R$ 400 milhões. Queremos que ultrapasse a casa dos R$ 500 milhões para termos uma garantia maior. Mas, com certeza, será melhor do que no ano passado.”

O secretário Neri Geller avalia o Plano como positivo apesar da crise vivida pelo país. “Vai ser bastante robusto e acima do valor do ano passado. Apesar de todas as dificuldades, e a Frente Parlamentar da Agropecuária nos ajudou muito, será um ótimo plano”, garantiu.

Sobre as negociações em torno do Funrural, Nilson Leitão garantiu que as tratativas ainda estão avançando. “Nossa proposta é avançar um passo a cada dia. Nós encaminhamos ao Planalto no fim de semana a sugestão de que o pagamento à vista seja de apenas 1% e não os 5% inicialmente pensados.” Sobre o indexador da dívida, Nilson Leitão entende que, com as mudanças a serem feitas na TJLP, não haverá diferença significativa em relação à Selic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *