FPA transmite ao vivo reunião do IPA sobre Codex Alimentarius



A Comissão de Defesa Agropecuária do Instituto Pensar Agro (IPA) realiza na segunda-feira (15), a partir das 9h, a reunião Codex Alimentarius – Estratégia do alimento seguro da fazenda à mesa. O objetivo é apresentar o Codex em suas faces de governança, procedimentos, normas, principais casos em que o Brasil atuou e os desafios atuais.

O Codex Alimentarius – integrado por cerca de 180 países – é um fórum internacional de normatização do comércio de alimentos criado em 1963 pelas Nações Unidas, por ato da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A finalidade é proteger a saúde dos consumidores e assegurar práticas equitativas no comércio regional e internacional de alimentos.

De acordo com o coordenador da Comissão de Defesa do Instituto Pensar Agro, Ênio Marques, será mostrada a situação do Codex Alimentarius e como são feitas as sugestões ou as normas que devem ser seguidas para garantir segurança alimentar e comércio justo. “A partir disso, as entidades vão começar a interagir mais com o governo para dar velocidade no aperfeiçoamento da legislação, que é antiga, a esses novos preceitos”.

As normas do Codex abrangem os principais alimentos, sejam processados, semiprocessados ou crus. Também tratam de substâncias e produtos usados na elaboração de alimentos. Suas diretrizes referem-se aos aspectos de higiene e propriedades nutricionais dos alimentos, abrangendo código de prática e normas de aditivos alimentares, pesticidas, resíduos de medicamentos veterinários, substâncias contaminantes, rotulagem, classificação, métodos de amostragem e análise de riscos.

Confira a apresentação utilizada na reunião

[embeddoc url=”http://www.fpagropecuaria.org.br/wp-content/uploads/2016/08/FPA-Codex-Alimentarius.ppt” download=”all” viewer=”microsoft”]

Reunião IPA - Codex Alimentarius - 15/08/2016

A reunião conta com o apoio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que fez a transmissão ao vivo do evento em sua página www.fpagropecuaria.org.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *