Presidente da FPA divulga pauta positiva 2016/2017 em reunião de secretários de estado da agricultura



Documento foi entregue dia 27 de abril ao vice-presidente da República Michel Temer

O deputado federal Marcos Montes, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e vice-líder da bancada do PSD na Câmara, participou nesta segunda-feira (02/05), da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) – oportunidade em que divulgou a Pauta Positiva 2016/2017 entregue dia 27 abril ao vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

Encontro fez parte da programação da 82ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu2016), promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) em Uberaba, MG.

“A pauta de reivindicações é uma coletânea das prioridades que, se adotadas, podem reverter o grave momento por que atravessa a agropecuária brasileira” – disse o presidente da FPA aos representantes estaduais. “O vice-presidente nos garantiu que vai analisar cada solicitação com o respeito e a consideração que o assunto merece” – revelou Marcos Montes.

Vários deputados federais e senadores, além das entidades do agronegócio, participaram do encontro com o vice – que pode assumir a Chefia do Executivo em caso de afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT) pelo Senado Federal, onde tramita um pedido de impeachment.

Coube a Marcos Montes entregar a Temer e defender a lista – intitulada Pauta Positiva 2016/2017.

A PAUTA – Assinado por mais de 40 entidades representativas do setor, entre elas, a ABCZ, o documento é dividido em sete temas primordiais: Governança Institucional; Política Agrícola; Direito de Propriedade e Segurança Pública; Meio Ambiente; Infraestrutura e Logística; Defesa Agropecuária; Relações Trabalhistas.

Entre outras ações, são reivindicados a redução do tamanho do Estado, com menor número de órgãos públicos para tratar das questões do agronegócio; um novo Plano Safra; uma Política Agrícola Plurianual e oferta de crédito.

CONSEAGRI – Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Agricultura é presidido pelo representante de Minas Gerais, João Cruz, e tem na vice-presidência o secretário de Estado de Agricultura do Rio de Janeiro, Christino Áureo.

Objetivo do Conseagri – de acordo com o estatuto da entidade, é unificar procedimentos adotados pelos estados e, junto ao governo federal, tratar de assuntos relacionados às demandas do setor agropecuário e agrário do país.

Para conferir documento, visualize abaixo ou clique aqui

[embeddoc url=”http://www.fpagropecuaria.org.br/wp-content/uploads/2016/05/ACOES-MANDATO-MARCOS-MONTES-1.docx” download=”all” viewer=”microsoft”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *