Evair de Mello condena campanha para importação de café



O deputado Evair de Melo (PV-ES), integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária,  voltou hoje (18) a repudiar  a tentativa da indústria de importar café para misturar (blend) com o produto nacional,  mesmo para a fabricação de cápsulas. Entusiasmado defensor da cadeia produtiva da cafeicultura,  Evair não vê motivo convincente para o governo federal  liberar tais importações. “Afinal, temos aqui produto de qualidade e em quantidade para atender a demanda interna da indústria e dos  mais exigentes consumidores ”,  explicou.

Na sessão da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, na manhã desta quarta-feira,   Evair fez referência à Revista Exame que esta semana publicou  matéria sobre o assunto na qual os cafeicultores questionaram a sanidade e a sustentabilidade dos países concorrentes para defender o veto à importação e avaliam que a liberação, mesmo de pouco volume, pode abrir precedentes no setor. Segundo o deputado, o  lobby do setor é forte em prol da importação, daí a expectativa de ser publicada uma portaria do Ministério da Agricultura liberando tais compras.

Recorda-se que no início do ano, depois de publicar no Diário Oficial da União a liberação da importação de café do Peru, o Ministério da Agricultura voltou atrás e suspendeu a autorização. “É preocupante essa iniciativa  que se volta  agora  para a importação do café da Etiópia”, enfatizou Evair de Melo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *