Ana Amélia registra garantia de liberação de recursos do seguro rural



A senadora Ana Amélia (PP-RS), vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), destacou em pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (19), a garantia de liberação de R$ 300 milhões para custeio do seguro agrícola e a destinação ao setor dos recursos captados por meio das aplicações em Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), título livre de tributação e com rendimento superior à poupança para o investidor.

As duas medidas foram anunciadas pela ministra da Agricultura, a senadora licenciada Kátia Abreu (PMDB-TO), em audiência pública realizada na manhã de hoje pela Comissão de Agricultura, que é presidida pela Ana Amélia.

A senadora gaúcha elogiou o desempenho da ministra:

– A ministra Kátia Abreu hoje demonstrou uma visão muito clara das necessidades na área da logística e, sobretudo, numa área sensível e prioritária, que é a defesa sanitária vegetal e animal, de modernização dos sistemas para que o Brasil se ajuste às regras internacionais de qualidade da produção. Ela trouxe vários elementos que foram confortadores para a produção agropecuária brasileira, que é o motor que sustenta a economia do nosso país  – afirmou.

Fundo partidário

Ela também voltou a criticar a decisão do Congresso de triplicar as verbas orçamentárias públicas destinadas ao fundo partidário.

– Triplicar o volume de recursos para os partidos é pedir para ser enxovalhado e perder a credibilidade, que chegou a 9% pela pesquisa Datafolha. Parece que a Casa não prestou atenção ao que ocorreu domingo – comentou Ana Amélia, referindo-se aos protestos ocorridos no último fim de semana.

A desaprovação levantada pela parlamentar foi reforçada por declarações dos senadores Telmário Mota (PDT-RR), Alvaro Dias (PSDB-PR) e Waldemir Moka (PMDB-MS). Telmário expressou seu “repúdio e condenação” àquela atitude, enquanto Alvaro e Moka a vêm “na contramão do desejo popular”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *